sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Floração de ouro


Enquanto enfrentava uma semana atolada, recheada de conflitos, dúvidas e muito trabalho, ganhei sementes de uma árvore chamada Canafístula-branca para plantar. É uma árvore nativa da Mata Atlântica e suas flores são douradas. Não tenho jardim e nunca tive, mas desde criança não deixei de querer cuidar de um. Enfeitá-lo com diversas árvores diferentes ou até colocar uma cachoeira artificial a fim de que nas tardes eu pudesse relaxar com o barulho das águas. O triste é não encontrar um local adequando o suficiente para seu crescimento. Fiquei a observar a minha rua por vários minutos nestes últimos dias. Existe um rio extenso próximo a minha casa e na sua margem há três colossais e bonitas árvores onde pensei na possibilidade de ali encontrar um cantinho para a minha também. Todavia, acabei sabendo de uma obra que derrubará todas daqui a três anos, por causa de um evento proposto pela prefeitura. No lugar será construído um calçadão de madeira e, portanto, procurarei outro local para ela. Nós, escritores passamos por um processo de ansiedade ao mandar nossos originais para as editoras. Por mais que tenhamos duas ou cinqüenta cópias da obra, ficamos com o coração apertado ao ler nas normas de envio que caso a obra seja escolhida o original será destruído. Destruído! Isso é quase uma tortura. Imaginem matar seu filho? Matar aquele que lhe deu alegria, que lhe deu trabalho na hora da criação, empenho para as atividades do dia a dia? Claro, não estamos salvos da maldade alheia e ninguém tem a obrigação de pensar da mesma maneira que você. Aceitar os momentos bons todos nós aceitamos, os momentos ruins é aceito pelos mais fortes. Fortes para continuar a caminhada, fortes para adquirir experiência. Saiba retirar aprendizados dos pequenos atos. Pesque os mínimos detalhes. Cresça, progrida e não regresse. Saber escolher uma boa editora para suas obras é fundamental para que elas cresçam saudáveis e não sejam destruídas. É uma árvore em busca de solo fértil. Não adiantará redigir um romance infantil e enviar para uma editora esotérica que publique livros de autores apenas internacionais. Trabalhe nisso. Conheça cada uma, leia sobre ela. Existe várias editoras com sites e blogs como este. Faça com que sua árvore cresça e dê flores bonitas e douradas.

Algumas editoras:
Editora Novo Século
Editora Ícone
Editora Sete Letras
Editora Companhia das Letras

2 comentários:

Driih disse...

Que lindo
sempre q eu leio algum post seu, eu nem sei o que dizer
pq é linda a forma com que vc escreve; com q vc coloca suas idéias, e é linda a forma com que essas idéias nos atingem
as melhores atitudes começam assim, com um pequeno gesto, um pequeno pensamento, e um grande resultado
nós, jovens escritores e Sonhadores
estamos plantando a semente, e chegaremos lá
-
parabéns pelas palavras encantadoras

Anônimo disse...

eu ganheias sementes e plantei no vasso a depois vou mudar ela deve ser linda Amo árvore chamada Canafístula-branca para plantar e vim aqui pesquisar e achei ela é maravilhoza. gosto de plantar Deus Abençoi todos que ler o meu recadinho amé....

Postar um comentário