sábado, 8 de setembro de 2007

Como escrever um bom início?


Você já reparou como um livro é analisado por um possível comprador em uma livraria? Ele olha a capa, lê a sinopse no verso e procura por informações nas orelhas. Além disso, na maioria das vezes, o leitor lê as primeiras páginas e toma sua decisão de ficar ou não com o livro com base no início da história! O papel do primeiro capítulo ou prólogo é fazer com que o leitor tenha vontade de continuar lendo. Mas como fazer isso? Simples: o início deve conter elementos que despertem curiosidade. Os primeiros parágrafos adiantam o que o leitor deve esperar do restante do texto. Seja direto e comece com um conflito ou outro ponto de tensão. Não perca tempo descrevendo demais personagens ou locações. Veja, por exemplo, o prólogo do livro Teia Negra: “Assim que entraram no apartamento, Robert foi direto ao escritório pegar alguns papéis e deixou seu convidado aguardando na sala. Ao abrir a gaveta do pequeno arquivo de madeira, sentiu um calafrio e virou-se repentinamente. Uma pistola com silenciador estava apontada para sua cabeça. O cano longo, a poucos centímetros de sua testa, exalava o cheiro dos restos de pólvora das vezes anteriores em que a arma fora usada. Sem que qualquer palavra fosse dita, o gatilho foi puxado. A bala entrou um pouco acima dos olhos, fazendo Robert cair, quase que instantaneamente."
Repare que neste único parágrafo colocou-se na mente do leitor diversos questionamentos: Quem é Robert? Quem o matou? Por que ele foi morto? Se você der uma olhada nas primeiras linhas de autores como Dan Brown, Frederick Forsyth, entre outros, verá que eles fazem exatamente isso. É claro que existem outras formas de se obter o mesmo efeito. Leia os primeiros capítulos de livros dos autores que você admira e aprenda com eles! Um macete para um bom início é pegar uma parte do texto (seja um capítulo ou parágrafo) e trazê-lo para o início. Este prólogo do Teia Negra era um parágrafo que fazia parte do Capítulo 4!
Lembre-se: um bom início dá o tom do restante do texto e faz com que o leitor tenha interesse em ler o resto!

Julio Rocha

Próximo mês :

Como Descrever Personagens, Locais e Objetos.

7 comentários:

Thamizinha disse...

ótimas dicas para começar um livro, vou começar a fazer isso no meu livro. já está add nos meus favoritos heim. ótimo o seu site beijosss te amo Lindo

Luiz Fernando Teodosio disse...

Muito bom. Dicas assim s�o �timas pra iniciantes como eu. Vou ficar de olho nas pr�ximas edi�es. Meu MSN � lfteodosio@hotmail.com
L� no meu livro voc� falou que tem erros com o tempo dos verbos,e realmente tem. Queria ter prestado mais aten�o nas aulas de portugu�s l� no fundamental. Como me arrependo agora. Ent�o se voc� puder me dar umas dicas ficarei grato. Vou sofrer, mas acredito que � s� praticar.

Anônimo disse...

Dica fantástica, eu com certeza irei adotar está idéia no meu livro.

Unknown disse...

ótimos conselhos
se algum dia eu conseguir publicar meu livro saiba q vc me ajudou bastante!!

Unknown disse...

por favor tem como postar alguma coisa (ou indicar algum site) que de dicas de como descrever emoções?
gostei muito do site, obrigado pelas dicas!

Suuh_8ml disse...

Nossa ótima dica!!!

Graça Torre disse...

Adorei.

Postar um comentário