segunda-feira, 3 de março de 2008

Como revisar seus textos


Como Revisar seus Textos - Parte I

Tenho visto vários exemplos de pessoas que escrevem um texto qualquer e logo em seguida o publicam, sem nenhuma revisão. A qualidade do que você escreve é de extrema importância para quem lê. Os leitores ficam incomodados se percebem muitos erros no texto, principalmente se forem erros ortográficos ou gramaticais. Ninguém é perfeito, portanto alguns detalhes podem escapar, mas a impressão geral deve ser de que você se preocupou em aparar as arestas. Vamos ver quais são os principais pontos de revisão e como proceder para garantir um mínimo de qualidade para seus trabalhos.


1. Gramática e Ortografia - A primeira providência é passar um corretor ortográfico eletrônico, caso você disponha de um. Esta funcionalidade está presente no MS-Word e é acessível através da tecla F7. É importante ressaltar que o corretor ortográfico vai apenas ajudá-lo a identificar possíveis pontos com problemas. Não confie nele para fazer todo o trabalho sozinho! Sempre que o corretor indicar algum erro, verifique se o erro realmente existe e se as correções sugeridas são plausíveis. Ultimamente, tenho lido muito material nas comunidades do Orkut relacionadas à literatura e tenho encontrado erros básicos imperdoáveis. A maioria deles está na grafia das palavras, principalmente no uso do S e do Ç. É neste ponto que o corretor pode ajudar bastante. De qualquer forma, dedique um tempo para estudar as principais regras gramaticais e tenha sempre um guia de consulta à mão. Leia muito, assim você assimila regras e grafias de forma inconsciente e passa a escrever com mais qualidade.

2. Incoerências - Sua história deve ser coerente. O herói não pode quebrar a perna em um dia e no dia seguinte aparecer correndo uma maratona. Fique atento a todos os detalhes que possam gerar situações incompatíveis e procure identificar os pontos onde isso acontece. Um método para manter o controle é criar uma espécie de ficha com os principais acontecimentos da história e um registro cronológico de quando as coisas aconteceram. No livro Teia Negra do autor Julio Rocha, este estava passando pela revisão final, um detalhe quase passa despercebido. Em um capítulo ele disse que uma das personagens nasceu dois anos depois do irmão. Alguns capítulos mais adiante ele dizia que a diferença de idade entre os irmãos era de oito anos!

3. Erros Históricos e Geográficos - Se você utilizou algum fato histórico ou as locações onde passam sua história são reais, pesquise bastante para não errar. É claro que você pode alterar alguns detalhes para ajudar a desenvolver sua trama, mas nada que torne a narrativa absurda. Imagine se colocarmos o morro do Pão de Açucar em São Paulo! Dan Brown descreveu em detalhes diversas locações na Europa em seu livro "O Código Da Vinci", mas para isso ele esteve lá pessoalmente e pesquisou. Muitas das descrições no livro não refletem fielmente a realidade, mas ele tem absoluto controle do que está fazendo.

4. Estética - Não sabia que palavra usar exatamente para descrever este tópico. Acabei escolhendo estética por acreditar que esta é a palavra que mais se aproxima do que o leitor percebe em um texto bem escrito. Seu objetivo principal é que sua história seja lida e que seus leitores sintam-se confortáveis com a leitura, a ponto de "entrar" na fantasia que você criou. Para conseguir que o leitor atinja este estado de concentração, você precisa eliminar do texto tudo que possa causar "ruído" e distraí-lo. Abaixo uma lista destes ruídos que devem ser evitados:

  • Excesso de repetição de palavras: procure por palavras repetidas, principalmente se estiverem muito próximas umas das outras. Use sinônimos, mude a frase e torne a leitura mais agradável;
  • Sentenças começando com a mesma palavra: quando iniciar um parágrafo, procure usar uma palavra diferente da que foi usada nos parágrafos anteriores. Isso também vale para o início de capítulos;
  • Palavras incomuns - Evite o uso de palavras difíceis, que possam exigir que o leitor médio tenha que recorrer a um dicionário para entender o que você quis dizer;
  • Documentário - Não interrompa uma cena de ação ou um diálogo com uma aula de história ou geografia. Imagine seu herói lutando contra seu principal inimigo e o leitor tendo que aguardar entre um golpe e outro, enquanto você conta a história da fundação da biblioteca onde a luta acontece.


É claro que existe um número muito maior de pontos de atenção do que os relacionados acima, mas acredito que estes sejam os principais. No próximo mês vamos falar sobre o processo de revisão, com suas etapas e melhores práticas.

Até lá!

Julio Rocha

2 comentários:

Unknown disse...

Muuuuuuuuuuuuuuito interessante!
Vixe, vou vir aqui todo o mês!!!

Luiz Fernando Teodosio disse...

Muito boa essa dica pra mim que sofro pra revisar os textos. alhuns desses pontos eu já tinha em mente. Mas vai me servir bastante.

Postar um comentário