segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Mantenha o leitor interesado


Como Manter o Leitor Interessado

Um dos grandes desafios de quem escreve é manter o leitor interessado o suficiente para que este chegue até o final da história. De vez em quando, pegamos um livro para ler e não conseguimos mais desgrudar dele até chegarmos na última página. Sem dúvida, um dos melhores elogios que um autor pode receber é quando um leitor diz não conseguir mais parar de ler a história. Mas como atingir este objetivo?

A primeira coisa que você deve ter em mente é que qualquer leitor é movido pela curiosidade. Você, como autor, é responsável por manter o leitor curioso sobre o que virá a seguir, portanto deve tomar alguns cuidados para que sua trama não se torne monótona e previsível. Vou relacionar abaixo alguns pontos para ajudá-lo nesta tarefa:

1 - Não conte tudo de uma vez. Deixe sempre alguns detalhes da trama para serem revelados aos poucos, assim o leitor irá esperar por mais informações sobre um determinado personagem ou uma situação que tenha ocorrido anteriormente;

2 - Apesar de seus personagens terem que se comportar de forma lógica, nada impede que eles tenham atitudes imprevisíveis de vez em quando. Isso faz com que o leitor fique em dúvida de como o personagem irá sair de determinada situação;

3 - No final de cada capítulo deixe um "gancho". Esta técnica é muito usada pelos principais autores. Para criar um "gancho" você deve deixar alguma situação sem solução no final do capítulo. Como exemplo, o herói pode estar em uma situação de perigo e você encerra o capítulo naquele exato momento em que parece não haver mais saída. A continuação da "cena" pode ser já no próximo capítulo ou você pode até mudar de assunto, voltando no capítulo seguinte. Só tome cuidado para não deixar passar muito "tempo" entre o gancho e o restante da ação, isso pode deixar o leitor frustrado. Outro ótimo exemplo desta técnica é o final do capítulo de uma novela na TV, repare que você sempre tem que esperar pelo dia seguinte para saber o que vai acontecer.

Embora os "ganchos" sejam extremamente eficientes em manter os leitores interessados, eles são apenas uma parte da obra. Não irá adiantar ter excelentes "ganchos" no final de seus capítulos se, por exemplo, seus personagens não forem interessantes.

Como Fazer seu Leitor Chorar

Você já ficou, alguma vez, com lágrimas nos olhos enquanto lia um livro? Creio que a maioria de nós já experimentou essa sensação de sofrimento diante de acontecimentos que envolvem os personagens de uma história. E você já parou para perguntar como isso é possível? Como podemos nos derreter em lágrimas apenas lendo um livro? Esta é uma técnica usada com freqüência por grandes autores e uma das mais importantes para tornar sua história inesquecível.

O conceito é muito simples e para entendê-lo basta olhar um pouco para a vida real. Se você está vendo TV e o jornal das oito mostra um acidente com vítimas, você fica curioso e começa a prestar atenção. Até aí, trata-se apenas de mais um acidente. Conforme a reportagem avança, você percebe que o acidente aconteceu com uma família que mora em uma rua ao lado da sua. Uma das crianças veio a falecer e quando mostram o rosto da menina na tela, você começa a chorar. Aquela criança brincava com seus filhos e você conhecia sua família, seus sonhos e o sorriso inocente de quem ainda teria uma vida inteira pela frente. Agora a linda menina de cabelos claros e bochechas rosadas estava no meio daquelas ferragens retorcidas e você sabe que jamais irá vê-la novamente. Pronto. Seu mundo desabou.

Qual foi o motivo principal de você ter ficado emocionado com a reportagem? Certamente, o fato de você conhecer a vítima e gostar dela! Nós nos importamos com aqueles que conhecemos e nos preocupamos com eles. Da mesma forma, para que um leitor fique emocionado com uma passagem de um livro, é importante que ele conheça e se importe com o personagem que está passando por dificuldades. Antes de colocar seu personagem em uma fria e tentar arrancar lágrimas dos seus leitores, você precisa criar uma conexão emocional entre leitor e personagem primeiro. Faça com que seu leitor conheça o personagem, seu passado, seus sonhos, suas habilidades e o que mais você achar que possa ajudar a criar um relacionamento entre eles.

Agora é só descer o machado! Não tenha pena do leitor! Faça com que seu personagem sofra e leve o leitor junto com ele! Se lágrimas aparecerem no canto dos olhos do leitor, você conseguiu, parabéns. Não pense nisso como uma coisa cruel, mas sim como um excelente ingrediente para tornar sua trama interessante e cativante. Além do mais, sempre será possível reverter a situação e fazer seu leitor sorrir! Mas isso é assunto para uma outra hora.

Um bom Mês

Julio Rocha

1 comentários:

Anônimo disse...

Lucas, eu sou um cara que não sou bom em gramática, e para dizer a verdade não gosto muito de ler, mas acredite se quizer, apareceu em minha mente quase que instantaneamente alguns trechos de algo que pode se tornar em um livro.
Estou colocando em pratica esse projeto e descobri as suas dicas e estou achando interesante. Eu realmente não sei se o meu livro tem as qualidades descritas por você, tenho que pedir alguem para ler, poderia ser você quando ficar pronto.
Abraços,
Geraldo Leão

Postar um comentário