quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Onde encontro uma lista de editoras?


Você não encontra. Já cansei de responder a esta pergunta, como muitos de meus colegas editores, e deixo aqui a dica de como você pode encontrar a editora certa para seu original.
Você não pode ter preguiça e não pode querer uma abordagem em massa. Ações em série raramente dão certo no mercado de cultura, onde cada pessoa sente que sua empresa e seus produtos são únicos e diferenciados. O original que chega à editora errada acompanhado de uma carta padrão é recusado em questão de segundos.
Portanto, querer uma lista de todas as editoras que publiquem livros infanto-juvenis é uma total perda de tempo, por exemplo.
O mercado brasileiro tem centenas de editoras, perto de oitocentas em funcionamento. Algumas enormes, multinacionais, outras de uma sala no fundo do quintal do dono. Algumas são católicas, outras espíritas, agnósticas, comunistas. Há editoras para todos os gostos, credos, tendências, níveis culturais e profissões do público. Cada área, como a de infanto-juvenis do exemplo, têm uma série enorme de casas editoriais, porém cada uma com suas características e preferências.
O que você precisa fazer é encontrar as poucas editoras que combinam – em ideologia, conteúdo, religião etc – com o teor do seu original.
E como você faz isso?
1) Defina o gênero de seu original. Se é um romance, você só vai procurar editoras que publiquem romances. Se é filosofia, só as que publicam filosofia. Parece óbvio, eu sei, mas é incrível a enxurrada de originais que chegam nas editoras que não tem nada a ver com o assunto da obra...
2) Vá a uma boa livraria e veja quais editoras estão publicando o seu gênero. Confira ali na prateleira do assunto parecido com o seu as várias editoras – provavelmente muitas delas até então desconhecidas para você – que arriscam publicar obras de a) brasileiros b) não famosos c) nos últimos dois anos, pois não adianta enviar para editoras que mudaram de linha ou só publiquem autores estrangeiros ou só invistam em nacionais muito conhecidos.
3) Se possível compre e leia as obras da mesma área que a sua para ter certeza de que a linha política, religiosa ou filosófica da editora combina com a de sua própria obra.
4) Veja na página de créditos – a 2 ou a 4 – dos livros na mesma sintonia do seu original o endereço da editora que o publicou. Se você procurar direito, deve encontrar umas cinco ou seis apropriadas, não mais.
5) Envie seu original apenas para aquelas, acompanhado de uma carta personalizada, dirigida àquela editora específica. Explico melhor como enviar o original mais adiante.

E procurar pela internet não adianta?

Na minha opinião, não. Porque pela internet você não vê a data de publicação, não tem como avaliar o conteúdo ideológico ou de estilo do livro, e não pode conferir se a editora tem alguma penetração em livrarias, já que não foi lá que você encontrou o título. É difícil ainda sentir a qualidade do trabalho de edição e de impressão da editora. Acho que nada substitui várias visitas às boas livrarias.

E se eu morar numa cidade que não tenha livrarias?

Nesse caso sugiro que você compre pela internet, pelo correio, vários livros parecidos com o seu original, para aí conferir no produto que tiver em mãos se as editoras que os publicaram realmente têm uma linha compatível com a sua obra.


Laura Bacellar

0 comentários:

Postar um comentário