sexta-feira, 7 de maio de 2010

Por Que Amamos Ler?


- Coletâneas são livros especiais. Elas surgiram na Renascença, a partir dos diários que os escritores utilizavam para fazer anotações e colocar suas frases mais inspiradoras.
Após herdar de sua avó inúmeras caixas com cadernos de anotações, coleção de frases, cópias de poemas e recortes que tinham vital importância para ela, Brian Bristol, o autor, ainda na infância, teve despertado o prazer pela leitura. E começou a colecionar citações específicas sobre livros por volta dos 16 anos, inspirado na famosa frase de Cícero “um quarto sem livros é como um corpo sem alma”. Como o meu quarto tinha livros nas prateleiras, debaixo da cama, espalhados pelo chão, no beiral das janelas, praticamente em todo o espaço disponível, eu me convenci de que talvez a minha ideia de decoração não era tão ruim assim. Embora meus “recortes” não me transformassem em um grande escritor, a proximidade espiritual com outros homens de letras alimentou meu ego, quem sabe a minha alma, e continuei colecionando citações ao longo da vida.
O resultado dessa paixão pessoal é o livro [que está sendo mostrado neste post], que inclui textos escritos pelos maiores pensadores de todos os tempos. É simplesmente um compêndio de comentários sobre livros feitos por quem é ou foi um apaixonado pela leitura. Serve para nos lembrar do modo com que os livros nos humanizam, nos aproximam, faz aflorar o que temos de melhor; faz nos lembrar que livros causam impacto e que a leitura é importante. Que os leitores são importantes.

- Tendo este livro, sua biblioteca está completa – Lucas de Sousa

0 comentários:

Postar um comentário