terça-feira, 28 de junho de 2011

Fazendo a diferença


Ler é um exercício muito bom, mas também não basta apenas comprar um livro e ler, é preciso mostrar essa ideia adiante para que essa prática seja implementada em outros lugares, em outras pessoas. O que adianta aprender e não passar o ensinamento adiante? Hoje em dia o adolescente vem se mostrando mais interessado na leitura, pois também a quantidade de livros para essa faixa etária vem crescendo de ano em ano. Acredito no poder da internet para que o livro seja mais valorizado. Na internet ficamos o tempo todo em contato com as letras, com artigos e mais artigos, comentários e mais comentários e isso ajuda sim, e muito, no interesse do adolescente para com o livro. Partindo da valorização dos personagens que alguns fazem, o primeiro intuito do leitor é fazer alguma resenha sobre esse herói, sobre essa história, ou se cria uma comunidade num site de relacionamento, ou procura fazer fã sites e, hoje em dia, isso é muito fácil de se fazer. Estamos incentivando a leitura da melhor maneira possível, que é através do maior e mais poderoso meio de comunicação que existe no mundo: a internet. Não devemos esquecer que o cinema vem contribuindo para que isso aconteça. Basta uma adaptação ser lançada para que o tal livro se esgote em questões de minutos numa livraria qualquer. É as culturas se ajudando, se enriquecendo, se valorizando, se incentivando. E isso tudo se resulta na construção de bibliotecas ambulantes, de ONGs que se importem em valorizar a leitura e através de mãos mágicas e mentes brilhantes essa trabalho é construído. Sim, o começo sempre é incerto, mas é nas tripulações da vida que acabamos nos aperfeiçoando. Abaixo segue um vídeo inspirador sobre uma moradora de Sepetiba - RJ, que construiu um cantinho para as crianças, adolescentes e adultos poderem estar buscando essas minutos mágicos que passamos com a leitura. Que essa história possa nos inspirar hoje e sempre. Veja o vídeo clicando AQUI.


3 comentários:

Dany Dany Aimé disse...

O incentivo a leitura dos adolescentes é ums semente que se planta na sociedade. Pois esses mesmo adolescentes lá na frente serão pais que incentivaram a leitura de seus filhos desde pequenos. O Arthur está com sete meses, mas eu comprei vários livrinhos de borracha para ele brincar e sempre leio pra eles. Parece mentira, mas não é, ele adora! O preferido dele é o do Polvo Poli.
Beijos

Guedes disse...

Muito bom o seu blog. Parabéns

Josiane Acosta disse...

Nossa, Lucas! Muito bom teu blog, fico feliz em ver um jovem tão culto e antenado. Muito luz em teu caminho. Grande abraço, Josi Acosta.

Postar um comentário