quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Como posso avaliar o meu original


Se você não é um crítico literário com muita isenção para com a sua própria obra, é bastante difícil fazer uma auto-avaliação. Também adianta pouco você pedir à sua mãe, seu tio, seus irmãos para lerem o que você escreveu. Essas pessoas todas vão querer agradar você, além de, salvo raras exceções, não serem críticas treinadas para levantar problemas em textos.
Você pode usar os amigos simplesmente para receber alguns feedbacks. Por exemplo, jamais pergunte se a pessoa gostou, pois é óbvio que dirá que sim. Faça perguntas abertas como: O que você entendeu da obra? O que acha mais significativo? Quem você acha que vai gostar de ler isso? Que partes você acha lentas demais? O que você tiraria?

Dica amiga: Mesmo que seus amigos dêem respostas úteis e extraordinárias, não tente usar a opinião deles para justificar a publicação de sua obra para um editor. A opinião de seus amigos não vale absolutamente nada para um editor, porque esse profissional raciocina que, se os seus amigos não elogiarem você, quem o fará?

Se você quer uma avaliação legítima, contrate um profissional. Esse serviço se chama leitura crítica ou parecer ou análise crítica e deve ser executado por um editor que não conheça você e que não tenha inibições quanto a fazer um relatório sincero.
O que você pode fazer por conta própria, no entanto, é, depois de ter escrito tudo o que gostaria, assumir uma postura crítica e ler o seu trabalho como se fosse de outra pessoa. Isto não é muito fácil mas necessário para que apresente um original minimamente profissional a uma editora.


Laura Bacellar

0 comentários:

Postar um comentário