quinta-feira, 5 de junho de 2008

Preciso registrar meu original?


Muitos autores ficam nervosos com a possibilidade de, ao mandarem seus originais para análise por uma editora, terem seu texto plagiado. Apesar de não ser impossível, isso é bastante improvável. Os textos que mais correm riscos de serem copiados sem autorização são os altamente técnicos, que possam servir de referência dentro de uma outra obra já publicada pela editora. Por exemplo, se você fez um levantamento maravilhoso de toda a bibliografia existente a respeito de geografia e a editora tem livros de geografia publicados, talvez alguém se sinta tentado a copiar o seu texto.
Isso no entanto é extremamente raro. A desonestidade mais freqüente é o não pagamento dos direitos autorais, ou uma prestação de contas incorreta pela editora na hora de fazer o acerto. Portanto, a hora de mais pesquisar a idoneidade da editora é antes de assinar um contrato de publicação.
Uma outra coisa que acontece também com certa freqüência é a editora não querer publicar a sua obra porque você é desconhecido, mas achar que a sua idéia é boa. Algumas casas editoriais nesse caso passam o conceito para um autor que já conheçam, para que desenvolva um livro mais de acordo com seus parâmetros. Para evitar que isso aconteça – e que, pelas nossas leis, é inteiramente legal, uma vez que idéias não podem ser protegidas, apenas textos – apresente apenas originais muito bem trabalhados e o mais profissionais possível, para que, se houver interesse, a editora já prefira o seu trabalho pronto a encomendar algo parecido a outro escritor.
Se você ainda assim deseja registrar seus originais, a Biblioteca Nacional faz esse serviço por uma pequena taxa. O endereço é Fundação Biblioteca Nacional, avenida Rio Branco, 219/239, 4º andar, cep 20030-120, Rio de Janeiro, RJ, telefone (21) 262-8255, e-mail czaher@bn.brr, www.bn.br.

0 comentários:

Postar um comentário