sábado, 6 de março de 2010

NÃO CONFIE TANTO!


Seja em blogs como este, seja em comunidades do Orkut ou em livrarias e bibliotecas, o mundo está rodeado de pessoas que escrevem o tempo todo. Uns escrevem por pura diversão, a fim de se comunicar com um amigo ou relatando algum episódio de sua vida. Outros escrevem procurando atingir um perfil mais profissional, na esperança de que aquele texto trabalhado seja um dia publicado. Na verdade, aquele que escreve sem esses perfis não escreve nem sequer pensando em quem vai ter o prazer de ler tal texto. Todavia não quero chegar a este ponto, pois os que escrevem tentando atingir a certo alvo são os mais importantes. Escrever para ser publicado e escrever por escrever é bem diferente. Muitas vezes fui surpreendido por pessoas que me pediam para que eu lesse seus textos em blogs e comunidades a fim de que eu desse alguma opinião ou algo do tipo. Eu lia, fazia algumas críticas, mas me perguntava: quem sou eu para fazer isto? Refletindo, descobri que ambos os lados estavam incorretos. No mesmo instante em que você coloca um livro na internet para que as pessoas leiam e deem sua opinião algo está acontecendo de errado num todo. Você se sente bem com aquela história? Você realmente precisa da opinião de pessoas que você nunca viu na vida? Você tem tanta coragem, vendo que neste mundo tudo pode acontecer e alguém pode vir a roubar sua 'maravilhosa' ideia? Não sou contra tais opiniões. É que na verdade precisamos ter a absoluta certeza de que o livro sob a qual você está trabalhando vai valer a pena tanto para alguns, quanto para muitos que irão comprar (e não apenas ler) seu livro. Então, antes de tudo acredite no que está escrevendo. Acredite que é bom o suficiente para que outras pessoas gostem da ideia também. Dê o original para uma pessoa de confiança esperando a verdade dela e sempre indagando as questões: O que você NÃO gostou? O que você acha que deveria ser CORTADO do livro? O que eu deveria MANTER no livro? Muitas vezes as críticas, vindas de muitas pessoas da Internet podem lhe machucar para sempre, podendo lhe afastar desta carreira tão mágica. Sim, nalguns casos pode funcionar, mas você teria tanta certeza de que aquela pessoa anônima, ou até mesmo com nome, mas que você nunca viu na vida, pode vir a falar a verdade? Não estaria ela sendo errônea a respeito do que você escreveu no seu livro? Por isso, não confie tanto.

Se concordar ou não, vamos comentar e discutir o assunto.

1 comentários:

Luana disse...

[i]POW VC ARRASA COM OS SEU VERSOS !! PARABÉMS ! xD

Postar um comentário