sexta-feira, 2 de abril de 2010

Como Fazer seu Leitor Rir



Fazer rir não é fácil, portanto não espere que eu vá colocar aqui uma receita milagrosa e infalível.
Muitas vezes, é mais importante a forma como a piada é contada do que seu conteúdo. Já aconteceu de você ouvir uma mesma piada diversas vezes e só conseguir rir depois que aquele seu amigo maluco colocou alguns ingredientes novos na história? Pois é, para escrever comédia é preciso lançar mão de alguns ingredientes:

1. Surpresa - Para arrancar sorrisos dos leitores, você deve surpreendê-los. Situações inusitadas são muito usadas em comédias do tipo pastelão. É o balde que cai na cabeça do noivo que está pronto para sair para a igreja ou o bebê que faz xixi na cara da avó enquanto a fralda é trocada. A surpresa também pode ser usada de formas mais sutis, como aquele cara que acorda ao lado de uma mulher que ele nem lembra ter conhecido na noite anterior.

2. Sarcasmo - Diálogos carregados de ironia podem ser bem eficientes. Um bom laboratório são os debates políticos, normalmente as falas dos candidatos estão recheadas de sarcasmo em relação aos adversários. Outro exemplo muito comum, é o da sogra falando sobre a nora, ou vice-versa.

3. Aparência Física - Gordo, magro, corcunda, com uma verruga enorme na testa, anão, gigante, etc. Muitos humoristas usam a aparência dos personagens de forma a torná-los cômicos.

4. Exagero - Algumas situações ficam engraçadas quando exageramos em algum ponto. Um personagem muito gordo, por exemplo, pode fazer com que um carro vire quando ele se senta no banco do carona.

5. Fala - A forma como alguns personagens se expressam pode ajudar a tornar o texto engraçado. Você pode usar um sotaque específico, fazer com que o personagem seja gago ou fanho e usar outros artifícios nesta mesma linha.
Talvez a melhor forma de aprender seja com quem faz. Leia algumas comédias de autores que você goste e veja como eles usam os recursos que fazem rir.

Julio Rocha

0 comentários:

Postar um comentário