sexta-feira, 2 de abril de 2010

Escrevendo seu livro com tranquilidade em sua casa



Para aqueles que decidem escrever seus livros em casa e querem toda a tranqüilidade do mundo, mesmo não a conseguindo na maioria das vezes num momento que exige concentração e paciência, este é o post de sua vida, meu caro. Como o nosso trabalho costuma ser autônomo, a disciplina é um fator super importante para que isso seja construído da melhor forma possível, ao contrário, nada feito. O melhor disso tudo é que podemos reverter este quadro apartir dos seguintes conselhos. Aqui vão!

1 - Tenha sua meta em mente, sempre. Não desista nunca de continuar o que começara com tanta boa vontade. Defina isso por hora, dia, semana ou mês. "A chave para o funcionamento das metas é estabelecer objetivos visíveis e alcançáveis, anotando este progresso [seja num blog ou diário qualquer]".

2 - Tenha seus horários. Sempre fui de escrever tudo num bloquinho o que vou fazer ou o que deixarei de fazer, a fim de me organizar com mais eficiência. Não escreva todos os dias. Defina os dias em que irá ou não trabalhar em seu livro, também, para arejar a mente e se concentrar melhor depois. Exemplo:

Segunda: escrever, das.... Às.....
Terça: ler um livro, das.... Às....
Quarta: escrever, das.... Às....
Quinta: escrever, das.... Às....
Sexta: Aula de teatro, das.... Às....

3 - Não deixe que os contatos eletrônicos lhe atrapalhem. Separe um dia na semana para que isso seja realizado. É sempre muito bom, antes começar a trabalhar no livro, escrever um e-mail para um amigo ou ler alguma notícia na internet. Porém, deixe isso de fora do seu bloquinho de tempo na qual você determinou para o trabalho.

4 - Encare essa meta com um trabalho de verdade. Muitas vezes, esses trabalhos se misturam com a rotina doméstica por falta de profissionalismo, aceitando interrupções desnecessárias que consomem seu tempo e atrapalha sua atenção. O horário determinado por você deve ser respeitado principalmente por você e por seus familiares, caso contrário, converse com eles sobre isto. Estabelecer as regras sempre é a melhor opção.

5 - Tenha um lugar preferido para trabalhar. Espalhe suas canetas, lápis, borrachas, anotações. Pendure seu bloquinho do dia bem a sua frente para que nada saia do que fora planejado. Sinta-se a vontade no lugar onde você escolheu para redigir seu livro. Não vai pensando que você irá conseguir alguma coisa assistindo a TV ou conversando com alguém. Quando sentar na cadeira a fim de escrever, somente escreva. Esqueça o mundo ao redor. Mergulhe no seu próprio mundo. Sinta o que seus personagens sentem, sinta o ambiente na qual desenha em sua mente.


Aproveite a vantegem de ser o seu próprio chefe, estabelecendo seus horários e calendários. Não deixe que isso se torne uma desvantagem. Tenha em mente que seus ganhos são limitados apenas por você.

3 comentários:

Luiz Fernando Teodosio disse...

Adorei seu post. Me interesse muito por esta passagem no quinto item.
"Quando sentar na cadeira a fim de escrever, somente escreva. Esqueça o mundo ao redor. Mergulhe no seu próprio mundo. Sinta o que seus personagens sentem, sinta o ambiente na qual desenha em sua mente."

Obrigado pelas dicas.

Lucas de Sousa disse...

É isso mesmo, Luiz. Aproveite esta dica e vá em frente. Siga sua carreira de escritor com bastante dedicação e boa vontade.

Até mais!

Lisa Maria disse...

Ta aí uma coisa que estou precisando!
rsrsrssrsr

Postar um comentário