sexta-feira, 7 de maio de 2010

Como Escrever Pensando em Cenas


Julio Rocha

- Quando você escreve uma história, constrói, na verdade, uma seqüência de cenas que serão projetadas na mente do leitor. Como diz o ditado: "uma imagem vale mais do que mil palavras", portanto você irá precisar de muitas palavras para conseguir construir a visão de uma cena na cabeça de quem estiver lendo seu texto.
Aí vão algumas dicas para uma boa cena:

1. Posição da Câmera: em um texto, a posição da câmera é determinada pelo personagem que detêm o ponto de vista (POV - Point Of View - ver dicas "Como Estabelecer o Ponto de Vista - Partes I e II"). Imagine a cena sendo "filmada" através dos olhos do personagem. O que ele está vendo? Quem mais está por perto? Quais ações estão sendo desenvolvidas? É claro que você pode ter visões diferentes, principalmente quando o texto está sendo narrado. Neste caso, você pode ter a câmera posicionada por cima, por baixo ou pelas laterais, "filmando" os personagens como se fosse a "platéia".

2. Ambiente: pense em como o ambiente deve ser retratado para o leitor. Está escuro ou claro? Está quente ou frio? Qual o cheiro? O lugar causa medo ou transmite tranqüilidade? É barulhento ou silencioso?

3. Cenário: você precisa de um fundo para sua cena. O lugar onde o personagem está é uma casa moderna? Antiga? Um escritório? Uma praça? Como está decorado? Existem móveis? Plantas? Monumentos? Obras de arte? Monte seu cenário mentalmente como se estivesse construindo uma maquete.

4. Objetos de Cena: já reparou que, assim como fazemos na vida real, nos filmes, novelas ou séries de TV os personagens interagem com o ambiente e com os objetos próximos? Pois é, você precisa fazer com que seus personagens aproveitem os objetos que estejam ao redor. Pode ser um interruptor que acende uma lâmpada, um maço de cigarros que é amassado em um momento de raiva, um objeto sobre a mesa que é trocado de lugar diversas vezes durante uma conversa e por aí vai.

5. Marcação: esta é uma terminologia usada por diretores de teatro e TV para posicionar os atores no cenário ou no palco e marcar os pontos de reação. Você pode usar esta mesma técnica para seus textos. Quando, por exemplo, um personagem estiver empunhando uma arma para atirar em um outro, pense em como serão as marcações para esta cena. A arma está na altura dos olhos? Qual a distância entre o personagem e seu oponente? O oponente reage? Se sim, em que momento? Antes de atirar o personagem faz algum gesto? Muda de posição?

Estas dicas são válidas para roteiros, peças teatrais e podem ser usadas com bastante sucesso em literatura de um modo geral.

2 comentários:

Unknown disse...

Material muito bom! Parabéns...

Anônimo disse...

Ótimo Material

Postar um comentário