sábado, 26 de junho de 2010

A alma dos personagens


Já fazia um tempo em que eu não pegava o meu notebook e escrevia sobre minha personagem mais engraçada e pimentinha de todas: Clarisse. Enquanto digo o que ela precisa falar, parece que sua força de viver me manipula, me enlouquece por entre linhas da minha imaginação. Notando a importância dos personagens para um romance, descobri que eles são peças chave, para tudo. Se eles forem bons, tudo se transforma. O amor por uma história pode não ser por causa da trama e sim por conta dos personagens que a compõe. Escrever um livro pode parecer fácil; ter uma história e um bando de personagens. E se os personagens não forem bons? A história não rola de jeito nenhum, podem acreditar. O que precisamos entender é que eles possuem alma. Clarisse é o ponto forte do meu novo romance e o que faz com que ela tenha vida é a alma na qual eu sei que ela possui. Eles merecem a nossa atenção. São importantes para a história. Eles respiram, ele necessitam de nosso carinho, de nosso bom humor.
Somos pais. Somos o seu Deus. Antes de começar a redigir o seu livro, pegue um caderno e escreva sobre seus personagens. Dê dimensão à vida deles. Isso será um rico arquivo. O que vai diferenciar e fazer com que sua personagem seja lembrada depois, é a aparência física dela. Capriche, sem medo de errar.
Acredito que com os livros ruins a gente aprende muita coisa. Anos atrás, comecei a ler um romance infanto-juvenil na qual a história era muito boa, mas os personagens eram sem graça, sem vida, sem originalidade. Resultado: não consegui terminá-lo até hoje. Somando uma boa história com bons personagens o resultado final é bem melhor.

1 comentários:

Dany Dany Aimé disse...

Sem dúvida bons personagens são os responsáveis por seduzir o leitor. São suas histórias, bem contadas e bem postas, que mostram ainda a capacidade criativa e o talento do autor.
Bom trabalho pra você.

Postar um comentário