quarta-feira, 9 de junho de 2010

Leia bastante, escreva sempre!

A leitura nos faz sair do lugar, completamente. Viajamos, conhecemos novas pessoas, sentimos o que o personagem sente... Bom, tudo isso já está meio batido. Mas se você perceber com mais atenção, isso acontece de fato. Há escritores que estão no mercado para isso mesmo, nos fornecer uma viagem deliciosamente intrigante, emocionante e até mesmo polêmica. Tem casos em que nós nos vemos na situação de alguém que presenciou um assassinato ou que sofreu por um amor conturbado. Têm romances tão densos que nos fazem ficar desesperados, aflitos com o que pode acontecer na página seguinte. "É impossível fingir que está lendo um livro. Seus olhos irão traí-lo. Assim como sua respiração. Uma pessoa fascinada por livro simplesmente se esquece de respirar. A casa pode pegar fogo, e o leitor mergulhado num livro só erguerá os olhos quando o papel de paredes estiver em chamas", disse o escritor Lloyd Jones. O bom texto gera a atenção do leitor. Então escrever bem é lei. Ler bons textos é muito importante para escrever bons textos. Então, ler e escrever, para mim, é a mesma coisa. Uma precisa da outra para que tudo funcione da maneira correta.

Eu estava a caminhar pela livraria Travessa, do Barra shopping (Rio de Janeiro), escutando aquele delicioso jazz ao fundo, quando, ao perceber por demorados segundos uma estante na qual havia um livro com um título fascinante, escrito por um dos escritores mais importantes da literatura contemporânea: Mario Vargas Llosa. O título é Cartas a Um Jovem Escritor. A obra faz parte de uma coleção de outros livros na qual você também pode encontrar nos títulos: Cartas a Um Jovem Chef, a um investidor, advogado... enfim, vários. Então, imediatamente, resolvi ler a orelha, o que me deixou fascinado. Depois, pesquisei e acabei descobrindo que se você quiser se tornar um escritor não pode deixar de lê-lo.


Mario Vargas Llosa

Todos esses livros sobre "como escrever livros" é sempre bom para a nossa escala evolutiva profissional. Não deixe de ler e se aprofundar. Seja persistente e nunca, jamais, desista. Leia bastante, escreva sempre!

1 comentários:

Webe Santos disse...

Amei :)

Postar um comentário