quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O que é ser escritor?


Amar as letras é dom. Amá-las sem interesse, sem egoísmo. Amá-las pelo simples gosto de amá-las. Saber enxergar o que a criança pede é raro. Elas chegam aos nossos pés a nos olhar fundo nos olhos, mas os mesmos olhos são incapazes de dizer o que realmente desejam. Meu gosto pela literatura infantil cresceu desde o momento sob a qual vi a necessidade de ajudá-las a enxergar o quão proveitoso e divertido é o mundo da literatura e que este caminho pode ser transformador. Além dos doces e brinquedos, nossas crianças precisam de mais, por mais que seus pais não consigam enxergar esta necessidade mais urgente: a educação. Portanto, é desejável escrever, inventar, ler para as crianças, pois estas são as raízes que darão frutos amanhã. Pretendendo trabalhar arduamente, chegaremos ao mais fundo dos baús e encontraremos o maior tesouro do mundo. Digo isto para todos os interessados. Este blog está muito além de ser apenas um espaço para divulgação de livros ou simples comentários sobre a literatura. Pretendo falar de escritor para escritor, sobre seu papel fundamental que é a de instruir através de seus romances. Fazer com que o ato da escrita passe do papel e ganhe as ruas, as pessoas com mais força do que estamos acostumados a ver. Infelizmente, muitos se dizem escritores apenas por escrever um livro. E comemoram por encontrar um espaço na TV ou numa revista ou para um jornal. Besteira! Ser escritor é saber conhecer o leitor e trabalhar com amor para ele. Saber que além de querer aparecer para a mídia, pessoas precisam de você. Ser escritor é atravessar as barreiras, é fazer a diferença. É saber ajudar sem vaidade e egoísmo, utilizando a humildade de um trabalho árduo. É entender o que a criança pede – ou melhor – seu leitor pede. Acho que ser social está para o escritor como a luva está para as nossas mãos. Podemos uni-las de tal forma que o resultado será muito maior do que a simples resenha de seu livro no jornal O Globo. Como eu já disse, livro não é brincadeira, até por que escrever não é fácil, apenas para os que gostam de aparecer. Faça encontros de leitura, estimule o gosto pela literatura hoje e sempre. De modo algum, estou dizendo para que você fuja da mídia, pois este blog também acaba virando mídia. Quero abrir seus olhos para algo que está além disso. Se tiver que aparecer, construa uma boa imagem não apenas de si, não apenas de sua obra, mas, principalmente, do mundo dos livros. Vá além das barreiras da vaidade e lute para alcançar o oásis da caridade que muitos leitores têm necessidade. Este ano foi um ano de muitas novidades para os leitores. Tivemos o grande lançamento do livro digital, a publicação de ótimos romances, a maravilhosa FLIP, a Bienal do Livro... Tudo para que o público se interesse mais. Também, acabei mudando o formato do site para se adequar ao que venho lhes mostrar, que é a mensagem que venho defendendo desde o começo: Escrever está muito além de passar ideias para o papel. Ela deve aliar-se ao social gerando maior número de leitores e escritores, e, esta mudança deve ocorrer primeiramente, é claro, na criança, pois esta é a raiz. Nunca esqueça que ao escrever uma história, podemos estar ajudando a escrever a história de diversas pessoas. Que nosso 2011 seja um ano de muitos leitores e escritores fascinantes. Feliz Natal e um fraterno 2011 para todos.

Leia as matérias mais importantes do blog:

Escrever = amor

Leia bastante, escreva sempre!

A Alma dos personagens

Garimpeiro de... Ideias

De papel ou digital?

A estrela da noite

Unindo as forças

Floração de ouro

Escreva bem para o bem

Frente ao encantamento

Livro não é brincadeira

3 comentários:

Driih disse...

Se todos os escritores do mundo estivesses essa sua alma, essa sua garra e amor pela escrita. Seríamos um mundo de pessoas corretas, justas, mais amadas e mais amáveis. parabéns por mais um texto
e que venha 2011, te desejo ainda mais inspiração (se é que isso seja possível) pra mim, é impossível vc ficar ainda melhor, como eu ja disse, vc é um monstro na escrita; se melhorar puuuts, ja era os grandes nomes mundiais hahaha. A parada é que ainda não te descobriram sacou? Mas isso está perto de acontecer ^^
FELIZ 2011, E PARABÉNS POR SER TUDO QUE ÉS.

Fernanda França disse...

Lucas, adoro seu blog!!!! Cada texto lindo!!! Sucesso em 2011, que seja um ano de muitas alegrias. Um beijão, Fernanda. :o)

Juliana Skwara disse...

Lucas!
Bendita hora em que encontrei seu blog na internet! Eu amei, amei tudo o que vc escreveu! Me identifiquei em especial com o post " Confie em voce", pois sou uma escritora amadora. Meu maior sonho é ter livros publicados e sei o quanto não é fácil. Pessoas dizem pra desistir, mas esse é o meu sonho. Isso é o que eu sei fazer! Eu faço Letras na ufrj e todos os dias são uma luta. Mas não me arrependo de nada, tenho fé que um dia eu consigo. Mesmo tendo parado de escrever vários livros por bloqueio, medo, dúvidas ou incertezas. No momento me dedidco a escrever um livro e estou amando, estou feliz. Amei o seu blog, por todas esses conselhos e palavras incríveis. Estou te seguindo! Enormes Bjuuus

Postar um comentário